Gagueira Infantil

A gagueira infantil numa abordagem integrada: crianças, família, escola e sociedade na Oficina de Fluência

A Oficina de Fluência é uma forma diferente de abordar a gagueira.

Crianças, adolescentes e familiares tem a oportunidade de aprender mais sobre a gagueira, compartilhar seus sentimentos e praticar estratégias para aprimorar a comunicação e a fluência. Em cada oficina os participantes escolhem um tema para desenvolver e produzir ao longo dos encontros (cartazes, palestras, vídeos, folhetos, blogs, sites, desenhos), expandindo os seus conhecimentos e inspirando outras pessoas.

O trabalho é feito em grupo e compreende as seguintes etapas:

Conscientização: atividades sobre o funcionamento da fala e da comunicação, percepção corporal e discussão sobre a gagueira, de uma forma interativa e adequada à idade.

Dessensibilização: atividades que ajudam a reduzir as emoções negativas ligadas à gagueira.

Habilidades de Comunicação: atividades que ajudam a desenvolver ou manter o contato visual, tempo de resposta, pausas durante a fala e trocas de turno, promovendo autoconfiança e segurança ao se comunicar.

Modelamento da Fluência: estratégias para falar de uma forma mais fácil e relaxada, modificando a velocidade e tensão associadas a fala.

Modificação da Gagueira: estratégias para a modificações da gagueira antes, durante e depois da sua ocorrência, possibilitando a percepção e modificação dos locais de maior tensão.

Produção final: os participantes de cada oficina escolhem um trabalho para desenvolver e produzir ao longo da oficina. Pode ser um documentário, folheto, cartaz, blog, site, apresentação para a escola etc.

Oficina de Pais: grupo de pais para troca de experiências e vivências sobre a gagueira dos seus filhos.

A oficina oferece formatos diferentes para cada faixa etária:

Kids I – 2 a 5 anos
Nesta idade a Oficina de Fluência é feita em dois encontros. No primeiro, os pais tem a oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e aprender sobre a gagueira. No segundo encontro, pais e filhos realizam diversos jogos e atividades que estimulam a linguagem e promovem um ambiente comunicativo mais saudável.
Nessa idade muitas crianças apresentam rupturas na fala, bloqueios, repetições e prolongamentos típicos da gagueira. No entanto, a maioria delas recupera a fluência sem que seja necessário nenhum tipo de intervenção. As crianças com outros distúrbios de fala e linguagem, com histórico familial de gagueira, entre outros aspectos, apresentam maior risco para uma gagueira crônica.
A Oficina Kids I é um espaço para que os pais possam conhecer mais sobre a linguagem e a gagueira. Não substitui a avaliação e o tratamento com um fonoaudiólogo especializado.

Kids II – 6 a 9 anos
As crianças de 6 a 9 anos realizam três encontros onde aprendem sobre a gagueira, compartilham suas emoções, realizam jogos para aprimorar as suas habilidades de comunicação e experimentam estratégias de modelamento da fluência e modificação da gagueira. E, como em toda oficina, produzem coletivamente alguma surpresa bem interessante.
Os pais também participam ativamente. Há um encontro especialmente elaborado para que possam tirar dúvidas, trocar experiências e também realizar um trabalho bem bacana para mostrar para os filhos.

Teen I – 10 a 14 anos
O grupo Teen I realiza três encontros onde todos discutem o que sabem sobre a gagueira, compartilham suas vivências e emoções, realizam atividades para aprimorar as suas habilidades de comunicação e treinam as estratégias de modelamento da fluência e modificação da gagueira. Em cada oficina, produzem algo único e especial, que pode ser levado para casa, para a escola ou para o mundo.
Os pais também tem um espaço único para que possam tirar dúvidas, trocar experiências e colaborar de forma mais ativa para uma transformação pessoal e social.

Teen II – 15 a 18 anos
A Oficina de Fluência Teen II é realizada em três encontros que vão aprofundar ainda mais os conhecimentos desses adolescentes sobre a sua própria gagueira. Nessa idade já tiveram muitas experiências e têm muitas estórias e sentimentos para compartilhar. O trabalho com as habilidades de comunicação, as estratégias de modelamento da fluência e de modificação da gagueira são feitos com dramatizações e jogos bem interativos.
Ao final da oficina, terão a oportunidade de mostrar ao mundo que são muito mais do que adolescentes que gaguejam… são pessoas prontas para fazer um mundo melhor.
Os pais também tem um espaço único para tirar dúvidas, trocar experiências e colaborar de forma mais ativa para uma transformação pessoal e social.

Daniela Veronica Zackiewicz
Diretora Oficina de Fluência
www.oficinadefluencia.com.br
daniela@oficinadefluencia.com.br

Fonoaudióloga clínica (CRFa 2 – 7621) formada pela Universidade de São Paulo USP em 1995, foi membro do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência e Desordens da Fluência da USP e completou seu mestrado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP em 1999. Nesse mesmo ano idealizou e fundou a Associação Brasileira de Gagueira ABRA GAGUEIRA, contribuindo como Diretora por 15 anos.
Atende crianças, adolescentes e adultos com gagueira há mais de 20 anos e sua experiência vai além do âmbito profissional. Casada com o Almir (que gagueja) e mãe de três filhos Mariana, Bianca e Caio (que gaguejam), acredita que o tratamento da gagueira vai muito além do atendimento individual e que a transformação das pessoas é só o primeiro passo para garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas que gaguejam.
Em 2014, em parceria com a fonoaudióloga Luciana Contesini, idealizou a Oficina de Fluência, trazendo um novo modelo de atuação e transformação social.