Causas

Causa da Gagueira: por que ou para quê?

A gagueira é um tema de muitas discussões, de muitas propostas de intervenção e também dá margem a várias interpretações teóricas. Dentre elas, a que está relacionada à minha prática é a psicanálise.

Em virtude da pouca literatura ainda em nossos dias sobre o estudo da gagueira a partir da psicanálise, creio ser necessário contar um pouco de minha trajetória neste campo.

Meu interesse pela gagueira começou com os estudos do mestrado, quando apresentei um caso de gagueira em um menino de 9 anos, cuja família apresentava o mesmo quadro no pai e no irmão mais novo e a mãe tinha várias dificuldades de articulação de fala. O mais interessante no caso era que o menino designado como gago não apresentava disfluência alguma, constituindo, pelo contrário, uma fala hermética e perfeita, sem hesitações ou percalços – o que também soava estranho ao ouvinte.

Naquela época, levantei algumas hipóteses e comecei a pensar que a gagueira deveria ser compreendida em seus sentidos e não em sua causalidade. E isto foi sendo corroborado pelos outros casos com os quais trabalhei e o estudo de alguns referenciais que enfatizavam aspectos não patológicos da gagueira, como a observação de que a disfluência acontece sempre em momentos de construção da linguagem.

Unindo o referencial psicanalítico a estas propostas de um estudo não patologizante da gagueira, compreendi muito mais o gago que a sua aparência – a gagueira e não mais me voltando para a causa enquanto uma entidade linearmente datada – por que. Cada vez mais a clínica me faz pensar na importância do sentido desta produção – para quê.

O estudo do sentido da gagueira só pode ser pensado a cada sujeito, de acordo com seu percurso na constituição de si mesmo como um ser de linguagem. E tal construção se dá pela ação conjunta entre terapeuta (no caso, o analista) e o sujeito gago.

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly: Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em Psicologia Clínica, Pós-doutora em Filosofia da Educação