NOTÍCIAS

9º Encontro Brasileiro lota auditório de Universidade no RJ


O 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam lotou o auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, no último sábado (20/10). Dezenas de pessoas estiveram no auditório do centro acadêmico para assistir as palestras, acompanhar os relatos e conhecer um pouco mais sobre a atuação da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), organizadora do evento. O Encontro integrou a programação do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (comemorado no último dia 22 de outubro).

A homenageada deste ano foi Regina Jakubovick, Fonoaudióloga desde 1970, Doutora em Fonoaudiologia e autora de quatro livros em Gagueira. O evento contou ainda com outras três homenagens. Daniela Veronica e Luciana Contesini, duas das fundadoras da Abra Gagueira e idealizadoras dos Grupos de Apoio para Pessoas que Gaguejam; assim como o maranhense Saulo Pinho, pessoa que gagueja e que se formou recentemente em Medicina, no Piauí.

“É muito gratificante saber que a semente que plantamos lá atrás começa a germinar e seus frutos se fortificam ano após anos. Sempre com um único propósito: ajudar as pessoas que gaguejam. Estou emocionada com a homenagem”, comentou a Fga. Daniela Verônica.

A fonoaudióloga Béria Fortes Antunes, Conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia, abriu o encontro apresentando uma rica explanação sobre Fluência, a mais nova especialidade na Fonoaudiologia publicada em 2017. Na aula, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia apresentou um panorama de como a área, por suas especificidades, merecia esse destaque e os benefícios no tratamento da gagueira com a presença de um fonoaudiólogo especialista na área.

Diversas palestras integraram a programação do 9º Encontro. Além de fonoaudiólogos, o evento contou com as presenças de outros profissionais de saúde, como, por exemplo, a fisioterapeuta Tienne Deccache. Ela ministrou a palestra sobre “Escute seu corpo. Do gesto à fala”. Dentro dessa mesma temática, a Fga. Renata Donadeli, de São Paulo, abordou a temática “Habilidades para se comunicar melhor.”

A Oficina de Fluência, projeto que conta com o apoio da Abra Gagueira, foi destaque com a fonoaudióloga Luciana Contesini, que depois de receber a homenagem voltou ao palco para apresentar ao público como o projeto tem ajudado pessoas que gaguejam, fonoaudiólogos, familiares e professores. As crenças limitantes existentes em cada um de nós também foi destaque no 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam. Em sua aula, o coach do Recife/PE, Danilo Barbosa, convidou o público presente ao auditório da Uva a refletir se as crenças estão nos impulsionando ou limitando.

Os Grupos de Apoio da Abra Gagueira espalhados por todo o País também tiveram destaque. O auditório da UVA recebeu os moderadores e alguns integrantes que frequentam os encontros. Todos puderam dar depoimentos e contar como a iniciativa vem ajudando no tratamento e na prevenção da gagueira. “Foi um momento lindo. Ouvir de cada uma dessas pessoas como nossos grupos estão transformando e empoderando a vida deles nos deixa cientes que estamos no caminho certo”, vibrou a vice-presidente da Abra Gagueira e Coordenadora dos Grupos na Associação, Fga. Clicie Gouveia de Almeida Couto.

Na avaliação do presidente da Abra Gagueira, Luiz Fernando Ferreira, o evento cumpriu com o seu objetivo. “Nossa Associação cumpriu fielmente com o que planejou. Realizar um encontro onde as pessoas que gaguejam tivessem voz e ao mesmo tempo oferecer para os presentes palestras mostrando que podemos fazer o que quisermos. Que a gagueira não pode ser empecilho para nada em nossas vidas”, destacou, para complementar em seguida: “Por fim, agradecemos a acolhida do Departamento de Fonoaudiologia da UVA e de todos os apoiadores desse evento”, finalizou Luiz Fernando Ferreira.

10ª EDIÇÃO

Esta foi a terceira vez que o Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam foi realizado no Rio de Janeiro. A última edição havia sido em Minas Gerais, mas também já foi realizado no Espirito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. Após o evento a Abra Gagueira confirmou que a cidade de Salvador/BA sediará o 10º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam.