O software Mais Fluência, que capta a fala do usuário e a reproduz ao falante com atraso de milissegundos, já foi baixado por mais de 500 pessoas desde outubro, quando foi disponibilizado no site da Associação Brasileira de Gagueira. O programa foi desenvolvido por Henrique Confessor, analista de sistemas, associado e colaborador da ABRA Gagueira.

Com base nos downloads, cerca de 135 pessoas que gaguejam e 398 fonoaudiólogos baixaram o software, chegando a 45 aquisições por dia (veja o gráfico abaixo). Confessor pretende enviar um pequeno questionário aos usuários para uma avaliação. “A partir do retorno dessas pessoas, terei ideia de como o Mais Fluência poderá evoluir”, diz.

Há diversos programas semelhantes ao Mais Fluência pelo mundo, mas são em inglês, pagos ou apenas demonstrações gratuitas por um pequeno período. “Com esses empecilhos, me motivei a fazer o Mais Fluência, um programa 100% nacional, em português e gratuito à pessoa que gagueja. Basta entrar no site da ABRA Gagueira, se cadastrar e baixar. É muito simples”, explica.

O software pode ser baixado e usado gratuitamente, sendo que, por enquanto, só funciona em Windows XP ou superior. É preciso ter microfone — que capta a voz - e fone de ouvido — para ouvir a reprodução do que foi falado, com atraso. O analista de sistemas acrescenta que o uso do Mais Fluência não garante a cura para a gagueira. “É apenas um recurso de apoio e deve ser usado sob a orientaçao de um fonoaudiólogo”, alerta.

Veja os gráficos








Em abril, pernambucanos comemoram aniversário do Grupo de Apoio com muita festa.

Em abril, o Grupo de Apoio de Pernambuco comemora seu primeiro ano de existência com uma grande festa. O grupo, que tem crescido a cada encontro, é moderado por Maurício Júnior, jornalista, representante da ABRA Gagueira em Pernambuco e pessoa que gagueja.

No dia 24 de abril, haverá palestras sobre a gagueira, suas causas, os mitos e tipos de terapias. Os participantes compartilharão suas experiências e aprendizados no grupo, o que promete causar grande comoção para os presentes. "Isto será muito bom para motivarmos outras pessoas, já que teremos muitos novatos na ocasião. Estou muito feliz com esta conquista de um ano", diz o moderador.

No próximo ABRA News você poderá conferir como foi essa grande festa pernambucana.

Vila Velha dá injeção de ânimo aos frequentadores

O Grupo de Apoio de Vila Velha (ES) está na ativa. No último encontro houve quatro participantes e este número tende a aumentar.

Um dos participantes está disposto a fazer a divulgação e motivar mais pessoas para irem na reunião. "Foi muito bom e proveitoso e já fui atrás de outros participantes que não vieram mais e até a minha sobrinha quer fazer parte. Estou muito feliz com o resultado do grupo."

Em breve, divulgaremos a data do próximo encontro.

Agende-se para as reuniões dos Grupos de Apoio da sua região

Vilha Velha - ES
10/04, às 10h
Praça Duque de Caxias – pracinha de Vila Velha
Informações e confirmação: isabelroquefono@yahoo.com.br

Poços de Caldas - MG
13/04, às 19h
Casa dos Conselhos - Mercado Municipal, Rua Pernambuco, s/n
Informações e confirmação: ecleide@gmail.com

Natal - RN
17/04, das 10h às 12h
Praça de Alimentação do MidwayMall
Informações e confirmação: wladimirdamasceno@gmail.com

Porto Alegre - RS
17/04, às 10h
Informações e confirmação: digocr@hotmail.com

Recife - PE
24/04, das 14h30 às 17h
Comemoração de 1 ano - local a confirmar
Informações e confirmação: mauriciolnjr@bol.com.br

São Paulo - SP
24/04, das 10h às 13h30min
Rua Cerro Corá, 2101
Informações e confirmação: apoio@abragagueira.org.br

Rio de Janeiro - RJ
25/04, às 15h
Museu da República Catete
Informações e confirmação: cristinepombo@gmail.com

Jundiaí - SP
01/05, das 17h às 19h
Rua Professor João Batista Curado, 80 - Chácara Urbana
Informações e confirmação: luacontesini@hotmail.com


Lista de discussão para pais e pessoas que gaguejam, mais uma iniciativa da ABRA Gagueira

Faça parte deste grupo e compartilhe suas experiências com outros pais de crianças que gaguejam.

Para entrar, basta enviar um e-mail para grupopais_abragagueira-subscribe@yahoogrupos.com.br

As pessoas que gaguejam também possuem seu espaço exclusivo em Apoio_abragagueira, é só mandar um email para apoio_abragagueira-subscribe@yahoogrupos.com.br, aguardar a confirmação e participar do grupo.


A ABRA Gagueira também está no twitter. Para saber as novidades da associação, dos grupos de apoio, pesquisas e também de nosso site em primeira mão, acesse: http://twitter.com/abra_gagueira


"Grupo de apoio voltado às pessoas que gaguejam se reúne uma vez por mês para debater o assunto e esclarecer dúvidas" — Diário de Pernambuco. Clique aqui

"Software gratuito ajuda no tratamento de gagueira" — Revista do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo. Clique aqui