A reunião mensal do Grupo de Apoio para Pessoas que Gaguejam em Pernambuco, realizada no último dia 24 de abril, tinha tudo para ser mais um encontro voltado para troca de experiências entre pessoas que convivem diariamente com a disfluência na fala. Mas, foi diferente. O evento marcou um ano do grupo na cidade do Recife, capital pernambucana.

“O primeiro aniversário a gente nunca esquece. É um momento muito feliz e tenho certeza que todos estão compartilhando essa felicidade conosco. Nossa esperança é que essa data se repita por muitos e muitos anos, näo só por aqui, mas em todos os trabalhos voltados para esse tema”, comemora Maurício Júnior, representante estadual da Associação Brasileira da Gagueira (Abra Gagueira).

Para abrilhantar a festa, a reunião contou com a presença do fonoaudiólogo e representante da Abra Gagueira em Natal, no Rio Grande do Norte, Wladimir Damasceno.

Durante uma hora ele conversou com os participantes e fez um relato minucioso sobre sua experiência com a gagueira.

“Mostrei para os presentes que é possível ser feliz, conquistar seus objetivos independente de qualquer problema.

A gagueira não pode ser empecilho para nada em nossa vida”, disse o potiguar.

Além do fonoaudiólogo, o encontro teve o depoimento da mãe e de uma esposa de duas pessoas que gaguejam.

Pra fechar a festa foram sorteados dois livros Auto terapia para Gagueira, de Malcolm Fraser, lançado recentemente pela Abra Gagueira.

“Participar desse grupo só me trouxe beneficios. Antes achava que era o único que sofria com esse problema, que estava condenado ao fracasso.

Hoje, sou outra pessoa. Nos encontros lemos bastante depoimentos, conversamos sobre nosso dia-a-dia, sobre as diferentes linhas de pesquisas sobre gagueira. Isso, sem dúvidas nenhuma, só me trouxe benefícios”, comentou o administrador de empresas Ramon Araújo.

A coordenadora geral dos Grupos de Apoio e presidente interina da Abra Gagueira, Eliane Regina Carrasco parabenizou o Grupo de Apoio em Pernambuco.

“Além dos bons resultados que esse grupo tem tido neste primeiro ano de existência, tem-se mostrado, também, como referência e estímulo a todos os outros grupos já existente e aos que estão nascendo”, explicou.

Para Carrasco, a união e desenvolvimento do grupo se afinam com as propostas de reconhecimento, respeito e integração das pessoas que gaguejam na sociedade brasileira.

“Nossa torcida é que todos os nossos grupos continuem auxiliando a todos que o procurarem, beneficiando, assim, aos que deles necessitarem”, finalizou a fonoaudióloga.

Texto: Maurício Junior

Legenda: Grupo de Recife tem sido referência e estímulo para outros núcleos


Estudo realizado pela fonoaudióloga Fabíola Juste, para verificar se a idade exerce influência na fala de pessoas que gaguejam e fluentes ganhou prêmio Student Award da International Association of Logopedics and Phoniatrics.

A premiação ocorrerá em agosto deste ano, em Atenas, na Grécia.

A pesquisa intitulada Tipologia de Disfluências de Fala em Indivíduos Fluente e Gagos: Efeitos de Idade, foi realizada com 75 gagos e 75 fluentes, com o objetivo de analisar se a idade exerce influências quando ocorre rupturas da fala, ou seja, repetições de sílabas, prolongamentos e bloqueios, entre outros sintomas que impedem o fluxo normal da fala.

O resultado mostrou que crianças, adolescentes e adultos não se diferenciaram quanto ao número de interrupções. Porém, o os tipos de rupturas foram diferentes entre eles.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, clique aqui


Poços de Caldas recebe público variado em seus encontros.

O Grupo de Apoio de Poços de Caldas (MG) tem atraído também a atenção de pessoas que não gaguejam em seus últimos encontros, proporcionando maior fluxo de informações e esclarecimentos sobre a gagueira para diversas pessoas.

Desde 2008, durante o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), o público de Poços de Caldas tem aumentado, composto por alunos de faculdades, pacientes e familiares de pessoas que gaguejam.

“Estamos pensando em novas estratégias de encontros para não inibir as pessoas que gaguejam e ao mesmo tempo não afastar aqueles que buscam informações.

Os frequentadores estão gostando dos encontros e sempre saem das reuniões dispostos a retornar, o que tem realmente acontecido”, diz Roberta Ecleide, moderadora do grupo.


Poços de Caldas - MG
11/05, ás 19h
Casa dos Conselhos - Mercado Municipal, Rua Pernambuco, s/n
Informações e confirmação: ecleide@gmail.com

Belo Horízonte - MG
22/05, das 10h às 12h
Av. Otacilio Negrão de Lima, 7111 - Parque Ecológico da Pampulha
A moderadora Letícia Celeste se encontrará com os participantes na entrada do parque entre as 9h40min e 10h
Informações e confirmação: leticiacceleste@gmail.com

Recife - PE
29/05, das 14h30 às 17h
Comemoração de 1 ano - local a confirmar
Informações e confirmação: mauriciolnjr@bol.com.br

São Paulo - SP
29/05, das 10h às 13h30min
Rua Cerro Corá, 2101
Informações e confirmação: apoio@abragagueira.org.br

Rio de Janeiro - RJ 30/05, às 15h
Museu da República Catete
Informações e confirmação: cristinepombo@gmail.com


III Encontro de Pessoas que Gaguejam vem aí
O III Encontro de Pessoas que Gaguejam acontecerá no dia 23 de outubro, guarde esta data! Em breve, daremos mais detalhes sobre esta grande festa.

Novo Grupo de Apoio no Nordeste
Piauí também tem Grupo de Apoio. Daremos cobertura do início dos encontros deste novo núcleo.

Grupo de Apoio perto de você
Para criar um Grupo de Apoio na sua região, envie um email para a coordenadora geral dos Grupos de Apoio, Eliane Regina Carrasco: apoio@abragagueira.org.br e saiba como proceder.
Para consultar qual é o núcleo mais próximo de você, clique aqui

Mais Fluência atinge a marca de 1000 downloads
O software Mais Fluência, disponível no site da ABRA Gaguira e desenvolvido por Henrique Confessor, analista de sistemas, associado e colaborador da ABRA Gagueira, atinge a marca de 1000 downloads, baixado, principalmente, por pessoas que gaguejam e fonoaudiólogos.

Leia mais:
ABRA News n° 10
ABRA News n° 7
Software Mais Fluência

Taquifemia na pauta da fonoaudiologia A Stuttering Home Page realizou, no período de 14 de abril a 4 de maio, a I Conferência Online sobre Taquifemia, que aconteceu em Minessota (EUA). Você pode conferir os artigos e discussões clique aqui. (em inglês)


“Software para auxiliar disfluências disponível gratuitamente na internet” - Dialogando - Toda semana com você. Clique aqui

Textos: Débora Rangel