É com muita alegria que enviamos a segunda ABRA News - newsletter da Associação Brasileira da Gagueira - para compartilhar com todos vocês as nossas mais recentes conquistas: o novo site, a publicação do livro e a grande expansão dos grupos de apoio da ABRA GAGUEIRA pelo Brasil. Tudo isso só foi possível por causa da colaboração de pessoas muito especiais!

Queremos aproveitar o espaço também para convidá-los a participar de dois grandes eventos que acontecerão no mês de agosto de 2009: O II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam e o Congresso Mundial de Fluência, promovido pela IFA. Ambos serão realizados na Universidade Veiga de Almeida (UVA), Campus Tijuca, no Rio de Janeiro. Imperdíveis!

Não deixem de acessar o nosso novo Fórum Online e o primeiro grupo de discussão para pais de crianças com gagueira. Estamos trabalhando muito para que tudo isso fique cada vez mais próximo do que as pessoas que gaguejam realmente querem e precisam.

Ajude-nos nessa caminhada!

Mande suas sugestões e lembre-se que a ABRA GAGUEIRA também é sua.

Um grande abraço,
Daniela Veronica Zackiewicz
Presidente da Abra Gagueira

Estão abertas as inscrições para o II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que será realizado no dia 05 de agosto de 2009, das 8h às 16h, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), Campus da Tijuca. Os interessados em participar do encontro podem fazer a inscrição, que é gratuita, através do www.abragagueira.org.br. O evento também será aberto a familiares, profissionais e estudantes da área. O encontro é realizado pela Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), em parceria com a UVA.

O objetivo desse ano é criar um espaço para discussão sobre os recentes estudos relacionados à gagueira, além de proporcionar uma maior troca de experiências entre as pessoas que convivem com o problema. O encontro ainda terá a presença de palestrantes internacionais, como é o caso do renomado psiquiatra americano, Dr. Gerald Maguire, pesquisador responsável pelo Pagoclone – medicamento usado no tratamento da gagueira e do presidente da International Stuttering Association (ISA), Benny Ravid, de Israel. Confira abaixo a programação.

Programação*

  • 8h - abertura
  • 9h - Speech Easy – experiência pessoal
  • 9h30 – Medicamentos para a gagueira – experiência pessoal
  • 10h - Coffee Break
  • 10h30 - Aspectos jurídicos da gagueira
  • 11h - Espaço aberto para depoimentos
  • 12h30 às 14h – Almoço
  • 14h - Trabalho das associações de pessoas que gaguejam pelo mundo*
  • 15h30 – Encerramento

*O II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam terá tradução simultânea.

A ABRA GAGUEIRA comemora outra grande conquista: o crescimento dos Grupos de Apoio voltados para pessoas que gaguejam. Até o momento, diversos estados brasileiros já formaram seus grupos e iniciaram suas reuniões: São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Acre, Belém, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Pernambuco.

A vice-presidente da ABRA GAGUEIRA, Eliane Regina Carrasco, fala do sucesso dos grupos de apoio pelo Brasil. "Esse crescimento é visto como a concretização de um sonho. Temos vários depoimentos que comprovam como essas reuniões são uma excelente ferramenta de ajuda para as pessoas com gagueira", explica a fonoaudióloga que também coordena o grupo de apoio em São Paulo.

Segundo as normas da associação, os grupos de apoio devem proporcionar para as pessoas que gaguejam informações que os auxiliem nas dificuldades do dia-a-dia e esclarecimentos sobre técnicas e tratamentos através de leituras científicas e/ou vídeos.

Para o estudante pernambucano Arthur Perrier, de 21 anos, participar dessas reuniões é uma oportunidade para mostrar que ele não é único no mundo com esse problema. "É um modo de dividir o peso e saber que outros passam pelas mesmas situações que eu e são felizes desse jeito", explica. "Ao mesmo tempo em que ao desabafar eu estou sendo ajudado por colocar aquele sentimento para fora, eu também estou ajudando o próximo por mostrar que ele não está sozinho nessa vida cheia de superações", complementa.

Os interessados em participar dos encontros devem entrar em contato com o representante da ABRA GAGUEIRA no estado desejado e confirmar sua presença. Confira a relação completa de todos os locais com seus respectivos moderadores no www.abragagueira.org.br. Se você estiver interessando em criar um grupo na sua cidade entre em contato através do e-mail apoio@abragagueira.org.br.

Todos perceberam as mudanças no nosso site (www.abragagueira.org.br), que agora está com um novo layout, noticias e informações atualizadas. A idéia de reformular a home page começou quando o empresário Fábio Rodrigues, pai de uma criança com gagueira e grande entusiasta da associação, apresentou a Interactive Design 360 News Média (ID360nm), uma agência de design interativo e soluções para novas mídias. O diretor da empresa, Marco Barbosa, compreendeu as necessidades da ABRA GAGUEIRA logo na primeira reunião e se disponibilizou a reformular todo o site.

"Foi muito bom. A ID360nm tem uma equipe fantástica e abriram a porta da empresa para nossa associação. Não tenho dúvidas que esse grande trabalho irá beneficiar milhares de pessoas que convivem com a gagueira", comemorou Daniela, presidente da ABRA GAGUEIRA. "Queríamos agradecer a cada um dos envolvidos na realização desse projeto: Fabio Rodrigues, Marco Barbosa, Alex Rosa, Eduardo Vilarinho, Carlos Roberto Borges, Tiago Alves, Rafael Beneto, Maurício Montanha, Renato Krauss e Karina Cardoso, e a todos os membros da associação que escreveram, organizaram e atualizaram todo o conteúdo do site", complementou.

Se o ano de 2009 terminasse hoje, a ABRA GAGUEIRA teria motivos de sobra para comemorar. Depois do novo site e do crescimento dos grupos de apoio pelo país, mais uma grande novidade: a tradução e adaptação da 10ª edição do livro Autoterapia para a Gagueira, escrito por Malcolm Fraser, da Stuttering Foundation of America.

Pensando em diminuir o sofrimento das pessoas que convivem com a gagueira, a ABRA GAGUEIRA e o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência, Motricidade e Funções Orofaciais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo se uniram para fazer a tradução e adaptação do livro de Malcolm Fraser. As fonoaudiólogas especializadas em gagueira Fernanda Sassi, Fabíola Juste, Vanessa Martins, Caroline Galvão, Daniela Zackiewicz e Eliane Carrasco foram as responsáveis pela tradução.

A obra é dedicada a todas as pessoas que gaguejam e ainda não encontraram uma forma efetiva de melhorar a sua fluência e também aos profissionais de Fonoaudiologia e Psicologia. Descreve o que pode e deve ser feito para aumentar a autoconfiança e superar as dificuldades decorrentes da gagueira.

O volume já está disponível nas grandes livrarias do país e em livrarias online. É importante lembrar que toda renda obtida com a venda do livro será destinada para aos projetos desenvolvidos pela ABRA GAGUEIRA.

O II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam antecede o 6º Congresso Mundial de Fluência, promovido pela International Fluency Association, que também será realizado na UVA, de 05 a 08 de agosto. O evento contará com a participação dos maiores pesquisadores do mundo em gagueira. É considerado um dos congressos mais importantes sobre o assunto no mundo. Contato pelo www.theifa.org

Não deixe de visitar nosso site e postar seu depoimento.