A edição deste ano do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), comemorada no dia 22 de outubro, será marcada pela conscientização da população sobre a gagueira.

Haverá palestras em diversas instituições e a 12ª Conferência Mundial Online do DIAG, promovida pela Stuttering Home Page, que poderá ser acompanhada ao vivo pela internet.

Com o tema “Gagueira: mais que uma língua enrolada”, a 12ª Conferência é apresentada por Judith Kuster, da Universidade Estadual de Minnesota. O evento terá vários artigos escritos por profissionais renomados e por pessoas que gaguejam, de todo o mundo. Os participantes podem ler e interagir com os apresentadores nas discussões geradas a cada artigo até o dia 22 de outubro. Basta acessar o site www.stutteringhomepage.com

Para aqueles que desejam divulgar o DIAG, a ABRA GAGUEIRA disponibiliza o cartaz oficial deste ano. Escreva para abragagueira@abragagueira.org.br e ajude a divulgar essa causa.


Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, contou com a presença de cerca de 130 participantes, entre pessoas que gaguejam, parentes, fonoaudiólogos, especialistas e também a imprensa televisiva. Houve troca de experiências científicas e pessoais inclusive de outros países, como a Croácia e Israel.

Com a explicação do doutor Gerald Maguire, foi possível entender melhor a gagueira e o desenvolvimento do remédio Pagoclone, que diminui a liberação de dopamina no cérebro e consequentemente diminui a gagueira.

O deputado estadual do Mato Grosso do Sul, Diogo Tita, explicou seu projeto de lei que dá desconto de 50% em ligações telefônicas às pessoas que gaguejam. Leila Nagib, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) explicitou as atividades do CFFa, seu trabalho de fiscalização e conscientização sobre a gagueira e seu tratamento no Brasil.

Nos depoimentos, foi possível ouvir a experiência do primeiro usuário do Speech

Easy no Brasil, como também dos participantes dos Grupos de Apoio da ABRA GAGUEIRA espalhados pelo país. Nosso colaborador Henrique Freire Confessor também comentou sobre o desenvolvimento de um novo programa de computador para auxiliar a fluência. Em breve este programa estará disponível gratuitamente no nosso site.

Na parte da tarde foi possível saber como as associações de Israel, Croácia e Argentina trabalham e ouvir as experiências pessoais dos seus presidentes e fundadores.


Nosso Fórum Online continua na ativa com novidades, dúvidas e opiniões sobre a gagueira, políticas de saúde e depoimentos. A última novidade é o texto de nosso associado Paulo Amaro Martins intitulado: Sobre a gagueira, preconceito e fonoaudiologia. Vale a pena conferir e dar a sua opinião.


Os Grupos de Apoio estão se fortalecendo e se espalhando por todo o país. Agora temos grupos também em Porto Alegre, Belo Horizonte e Jundiaí. Confira as datas e locais na nossa Agenda


Daniela Veronica Zackiewicz, Débora Rangel e Henrique Freire Confessor