O Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG) deste ano, comemorado no dia 22 de outubro, não passou em branco no interior de São Paulo.

Na cidade de Pompéia, pela primeira vez, a população conheceu a história da gagueira e seus tratamentos. A iniciativa foi da fonoaudióloga Fernanda Ferreira, fonoaudióloga da prefeitura de Pompéia, que realizou a campanha em diversos postos de saúde, creches, escolas municipais e na Divisão de Educação e Cultura (DEC). Foram distribuídos folhetos informativos sobre o que é gagueira e quais as atitudes positivas e negativas no relacionamento com pessoas que gaguejam.

Em Botucatu, professores e pais foram orientados sobre a importância do dia e de como lidar com a patologia. Afonoaudióloga Delvania Sleiman enviou informativos com orientações e dicas aos pais e professores de duas escolas e clínicas particulares.

Em Jundiaí o DIAG foi comemorado com a inauguração do primeiro Grupo de Apoio da região, sob a coordenação de Luciana Andrea Contesini e Fernando Bracalente.

Mas não foi só em São Paulo... Em Poços de Caldas, Minas Gerais, a comemoração do DIAG foi um sucesso. A psicanalista Roberta Ecleide e a fonoaudióloga Patrícia Cancian, que coordenaram o evento já avisam: “a partir de novembro, acontecerão reuniões regulares, com o intuito de formalizar, em Poços de Caldas, uma representação da ABRA GAGUEIRA”.


Para ajudar as pessoas que gaguejam, Henrique Confessor, associado e colaborador da ABRA GAGUEIRA, desenvolveu o software Mais Fluência.

O Mais Fluência possui dois recursos: o DAF, que capta a fala do usuário e a devolve com atraso de milissegundos; e o FAF, que muda a frequência da fala para mais aguda ou grave. Para a maioria das pessoas que gaguejam, a fluência melhora nessas condições. Para saber mais sobre o programa e fazer o download, acesse: www.abragagueira.org.br


Neste sábado - 28 de novembro de 2009

Belém - PA
Horário: 15h às 17h30min
Informações e confirmação de presença: rafaelasilva@oi.com.br
Moderadora: Rafaela Silva

Natal - RN
Horário: a confirmar
Informações e confirmação de presença: wladimirdamasceno@gmail.com
Moderadora: Wladimir Damasceno

Niterói – RJ
Horário: 8h
Informações e confirmação de presença: clicie.carneiro@ig.com.br
Moderadora: Clície Carneiro

Porto Alegre – RS
Horário: 15h às 17h
Informações e confirmação de presença: digocr@hotmail.com
Moderador: Rodrigo Ribeiro

Recife – PE
Horário: 14h às 17h
Informações e confirmação de presença: mauriciolnjr@bol.com.br
Moderador: Maurício Júnior

Rio de Janeiro – RJ
Horário: 15h
Informações e confirmação de presença: cristinepombo@gmail.com
Moderadora: Cristine Pombo

São Paulo - SP
Horário: 10h às 13h30min
Informações e confirmação de presença: apoio@abragagueira.org.br
Moderadora: Eliane Carrasco

Dia 05 de dezembro

Jundiaí – SP
Horário: 17h
Informações e confirmação de presença: luacontesini@hotmail.com
Moderadora: Luciana Contesini