DIAG

Dia Internacional de Atenção à Gagueira - 22 de outubro


No dia 22 de outubro de 1998 foi criado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Esta data foi escolhida pela International Fluency Association (IFA - Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA - Associação Internacional de Gagueira).

Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral.

Em 1998 houve o Simpósio "Dia Internacional da Atenção à Gagueira", promovido pelo Laboratório de Investigação da Fluência e das Desordens da Fluência, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenado pela Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade. Houve também a participação da Profa. Claudia na primeira conferência online em comemoração ao dia 22 (http://www.mnsu.edu/comdis/isad/papers/claudia.html).

A ABRA GAGUEIRA participou oficialmente das comemorações do sétimo DIAG, em 2004, promovidas pelo Laboratório citado acima.

Em 2005, numa reunião da diretoria da ABRA GAGUEIRA surgiu a idéia de realizar uma campanha de conscientização. Neste dia criamos o slogan GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA. TEM TRATAMENTO. que hoje é utilizado em todas as campanhas do DIAG no Brasil e também no Uruguai.

Durante os anos de 2005 e 2006 a associação realizou a campanha em conjunto com outras entidades, mas a partir de 2007 iniciamos um novo caminho na busca de ações que promovam uma melhor qualidade de vida para as pessoas que gaguejam.

Veja como foram as nossas campanhas:

2005

2006

2007 ou http://www.mnsu.edu/comdis/isad10/events/brazilisad.pdf

2008

2009

2010

2011

No mundo

Veja como foram as comemorações do DIAG no mundo todo.

Stuttering Home Page - http://www.mnsu.edu/comdis/kuster/isadarchive/onlineconference.html

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM