Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Pessoas que Gaguejam, Inspirem-se! Fabiana Noveli (Encontros)

sábado, 23 de outubro de 2010


Participante do Grupo de Apoio de Vila Velha.

"Desde a infância eu passei por alguns traumas na escola. Eu era motivo de gozação, depois, na adolescência a mudança de corpo, mente e ainda a gagueira. Mas na fase adulta eu comecei a admitir como gaga, as pessoas tinham que gostar de mim como eu era.

Eu tinha poucos amigos, era difícil conversar com alguém pelo medo de me expor e de tirarem gozação de mim. Fiquei em casa, mas vi que a vida não podia ser assim. Sempre fui batalhadora e estudiosa e lutei para conquistar na minha vida.

Sou assistente social, sou pós-graduada na área da saúde. Adoro ser assistente social, atendo e trabalho com o público. Diversas vezes preciso explicar os trabalhos e até esqueço que sou gaga.

Agora, como adulta, alguns colegas me dizem que é melhor falar calmamente. Quando tenho firmeza naquilo que eu falo, eu falo bem. É muito difícil estar aqui falando ao público, pois quando era criança, nunca sonhei que faria isso algum dia. Era muito difícil fazer apresentações escolares, eu sofria antes, durante e depois e ainda chorava porque não tinha conseguido falar tudo o que tinha ensaiado em casa. Sou uma pessoa ansiosa, mas tenho trabalhado o controle da ansiedade.

Fiz terapia por mais de um ano. Eu parei por um tempo e agora estou de fazendo outra vez.

Quero dizer que somos gagos, mas antes de tudo somos pessoas que temos sentimentos, objetivo, garra, força, família. Quando temos força de vontade, conseguimos tudo na vida. Me fortaleço com quatro pilares: Jesus Cristo, minha família, meus amigos e meu trabalho. É isso que me fortalece e me faz seguir a vida. Todos temos o direito de fazer o que gostamos.

Antigamente eu dizia que tinha dificuldade, agora digo que sou gaga. Eu me sentia mal porque os outros riam de mim ou me completavam. Eu trocava as palavras numa frase para conseguir completar, inventava e a pessoa não entendia. Tenho que falar o que eu quero mesmo que saia meio travado, eu tenho que me sentir bem e falar bem do jeito que eu acho pra eu ser entendida.

Quero dar a minha palavra de colega e amiga, eu sei o que a pessoa que gagueja passa. Vamos esquecer e sermos o que realmente o que queremos ser. Eu quis ser assistente social e sou assistente social apesar das dificuldades e sou feliz como sou.




Comentários (6):
30/10/2014
14h22min
Janaina Miranda Martins de Souza (Janaina Miranda Martins de Souza)
Olá boa tarde! Tenho uma filha de 2anos e 6meses que começou a guageuijar e mito, e estou muito preocupada, levei na pediatra e ela disse que era normal mas acho que não é normal. Por favor se algume puder me ajuar queria consultála em uma fonoaldiologa.
14/03/2011
19h44min
Pedro R. Silva (Pedro R. Silva)
Olá Fabiana, Certa vez li em um artigo, que se não tivéssemos desenvolvido a gagueira, seríamos outra pessoa e que a gagueira molda a nossa personalidade e isso é uma verdade indiscutível. Cá estou eu com 55 anos e ainda não consegui superar a danada da gagueira que começou lá na 1ª infância. Já passei por maus pedaços, mas hoje com todos os percalços gerados por esse distúrbio, estou mais tranquilo. Obs: Tenho a gagueira para falar, mas não para ler em público, leio fluentemente.
10/11/2010
21h16min
RENATA SILVA OLIVEIRA (RENATA SILVA OLIVEIRA)
OLHA FABIANA PARECE QUE TUDO QUE VC PASSOU EU TAMBÉM PASSEI E ESTOU PASSANDO, TENHO 30 ANOS E ATÉ HOJE LUTO POR MEU LUGAR AO SOL, SEI QUE NÃO É FACIL MAS COM FÉ E CORAGEM CONSEGUIREMOS NOSSOS OBJETIVOS!!!!!
06/11/2010
01h47min
Anderson Marques Rosa (Anderson Marques Rosa)
Parabens a vc tambem Fabiana, pela sua linda historia e determinação que possivelmente tem em lhe dar com as coisas, com os problemas da vida que todos nos temos, problemas que sempre tem solução, felicidades minha querida,um abraço
29/10/2010
09h02min
Fabiana (Fabiana)
Obrigada Isabel. O grupo e o encontro são realemente muito fortalecedores... bjo a todos.... ano que vem estaremos de volta....se Deus quiser....
28/10/2010
10h58min
Isabel Camilo Roque (Isabel Camilo Roque)
Parabéns Fabiana! Pela sua coragem, pelo exemplo. O grupo de apoio de Vila Velha mostrou realmente que são pessoas competentes,lutadoras e que não se deixam abalar por nenhum comentário maldoso. Parabéns você é linda!



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
0,0
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Encontros)
- Abertura
- Questões mais frequentes de pais e professores sobre a gagueira infantil
- Etiologia e diagnóstico da gagueira: conceitos atuais
- Abertura
- Gagueira no adulto: como a fonoaudiologia pode tratar

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM