Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Aplicação de novas tecnologias no tratamento da gagueira em adolescentes e adultos (Encontros Nacionais)

sábado, 22 de outubro de 2011


A fonoaudióloga, mestranda e presidente da ABRA Gagueira Eliane Regina Carrasco fala sobre a aplicação de novas tecnologias no tratamento da gagueira em adolescentes e adultos e sua experiência terapêutica em grupo na clínica de tratamento da Unifesp.

Eliane fala sobre a modelagem de fala, em que o objetivo da terapia é aumentar sistematicamente as respostas fluentes até que elas substituam os momentos de gagueira. "Transfiro a fluência feita na clínica para a vida diária", diz.

Para o treino, é feito a lentificação da fala juntamente com a suavização no início de frases. "Deste modo, já é possível ter uma pequena redução da gagueira". Ela estimula que o paciente faça contatos leves entre os lábios para a executação de sílabas fricativas e também plosivas.

O tratamento é dividido em 4 fases, como treinamento de habilidades de fala; treinamento de habilidades de fala e processamento auditivo; soma da transferência das habilidades adquiridas para situações no cotidiano em terapia (encenação); treinamento das habilidades, processamento auditivo e vivência real durante a semana.

Eliane fala sobre a Retro Alimentação Auditiva (RAA), como feedback auditivo atrasado -efeito coro-, distorção da fala e mascaramento - música alta enquanto fala. Com isso, a Microsom trouxe a tecnologia SpeechEasy, que estimula o atraso de fala juntamento com alteração de sua frequência. "Pude ver a redução e até eliminação da gagueira em alguns pacientes", conta.

A fonoaudióloga tem concluído que o uso do SpeechEasy é efetivo quando é feito o tratamento juntamente com o uso, depende de pessoa pra pessoa e ainda precisa desenvolver a atenção à própria fala e usá-lo quando é preciso, como falar ao telefone, fazer entrevista ou dar uma palestra.

O site da ABRA Gagueira disponibiliza o Mais Fluência para download, que simula o SpeechEasy e pode ser usado pelo computador. O programa é desenvolvido pelo Henrique Confessor, representante da ABRA Gagueira no Rio de Janeiro.




Comentários (2):
09/05/2015
23h26min
marcio da silva sena (marcio da silva sena)
Olá, tudo bem. Eu queria saber onde vende e quanto é esse SpeeachEasy.
15/03/2012
20h25min
Fatima Regina (Fatima Regina)
Quais os fonoaudiólogos que trabalham com o SpeechEasy no Rio de Janeiro.



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
0,0
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Encontros Nacionais)
- Compartilhando histórias, mudando percepções - Telma e Nelson
- Grupo de Apoio - experiências
- A gagueira sob uma perspectiva linguístico-discursiva
- Estratégias de promoção da fluência
- Gagueira: atualizações

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM