Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Auto-terapia para gagueira (Encontros Nacionais)

sábado, 22 de outubro de 2011


O livro Auto-terapia para gagueira, de Malcolm Fraser, é usado e muito divulgado por Ribeiro.

"Quero dizer que a gagueira tem tratamento e é possível melhorar a nossa fala, peço que todos que gaguejam acreditem nisso e queiram ter uma vida melhor.

o autor Malcolm Fraser era um americano que gaguejava muito e um empresário de grande sucesso. Ele decidiu investir na gagueira, conhecendo Van Riper, quando fundaram a Stuttering Foundation, presidida atualmente por Jane Frase, filha de Malcolm.

O propósito do livro é melhorar. Funciona como uma ferramenta poderosa para melhorar não apenas a fala como a sua vida. Alguns autores dizem que tem o lado interno e o externo. Eu mesmo quero melhorar minha vida e minha fala. Hoje estou com um grau de fluência alto, então estou muito feliz com minha evolução.

A pessoa que gagueja e quer melhorar e consequentemente vai melhorar, a primeira coisa a fazer é procurar um fonoaudiólogo especializado em gagueira. A auto-terapia consiste na pessoa buscar, ler e querer estudar sobre gagueira e ajudar a si mesmo. Não tem mágica, pode ir no melhor fonoaudiólogo do mundo, porque ele não vai tratar sua gagueira, pois ele é quem apóia.

Este livro abriu as portas para mim porque ele é muito didático, fácil de entender e de aplicar os conhecimentos. Ele foi feito para que a pessoa pudesse usar somente ele como terapia.

Listo as 12 regras:

1) Falar lentamente - Se tentamos falar rápido, é mais difícil ter fluência.
2) Falar suavemente prolongando os sons - tanto as vogais quanto as consoantes podem ser prolongadas e o livro ensina isso muito bem.
3) Ter abertura sobre a sua gagueira - O livro trata tanto da parte motora, como também de aspectos mais psicológicos da pessoa também. É muito bom falar que tem gagueira, não precisamos ter medo de gaguejar e sentimos que estamos a vontade.
4) Evitar gestos incomuns - colocar a mão na frente da boca, fechar os olhos, olhar para o lado, o livro recomenda que se evite esse tipo de reação e aconselha que o gesto pode ser usado se ele faz parte do seu discurso.
5) Enfrentar situações e palavras - quando nos recusamos a falar, apenas reforçamos este medo. Temos que enfrentar e vencer este medo, isto nos dá uma liberdade muito grande. Nós temos uma voz e vamos usá-la!
6) Contato visual - falar olhando nos olhos da pessoas, pois a maioria das pessoas que gaguejam não fazem. Isso melhora a comunicação e reduz o medo.
7) Analisar o que acontece na própria fala - parar para pensar o que aconteceu naquele momento, tanto na questão motora quanto do momento.
8) Cancelamento - quando estamos num bloqueio, parar, recomeçar a frase e aplicar as técnicas já aprendidas.
9) Seguir adiante nas frases - não repetir tudo do começo da frase.
10) Falar com uma boa melodia.
11) Ouvir a própria fluência - falando sozinha, algumas pessoas conseguem ter uma fala fluente.
12) Falar bastante.

O tratamento de gagueira, principalmente no adulto, não é fácil, precisa de determinação e busca da melhora."




Comentários (9):
29/01/2016
15h46min
Alexandre (Alexandre)
Boa tarde, algum fono especializado em gagueira para indicar na região de Campinas? Obrigado
29/10/2015
16h48min
Letícia (Letícia)
Alguém para indicar em Curitiba? Obrigada.
02/01/2015
19h29min
cassia (cassia)
gostaria de saber o nome de alguns livros sobre gagueira. faço psicologia e estou pensando em fazer meu TCC. MUITO OBRIGADA
15/10/2014
17h54min
eliene (eliene)
Moro em brasilia. Sou gaga preciso muito fazer um tratamento peco vc p me indicar lugar perto da minha casa. Preciso levantar meu alto. Estima obg eliene cardoso
18/09/2014
20h24min
isaac dias (isaac dias)
Boa noite ,Mamagda Machado ,Eu trato com fono e com psic. pela saude municipal da minha cidade Pinhais pr. A sua cidade deve ter este beneficio municipal tambem , e muito mais para crianca.
24/05/2013
10h46min
Josefa do Carmo (Josefa do Carmo)
Adorei esse texto, tenho gagueira desde criança e fiz alguns tratamentos com fono e as duas fonos me disseram que a gagueira não tinha cura, então, desisti do tratamento.Fiz terapia com psicologos, psicanalista e atualmente faço terapia com terapeuta holistica e percebo que a gagueira melhorou muuuito.Adorei esse texto e quero saber como faço para comprar esse livro.Estou tentando comprar para editora manolo, mas, não estou conseguindo.Atenciosamente,Jo carmo
08/10/2012
21h36min
arthur (arthur)
onde tem terapia por telefone?obg
08/10/2012
21h36min
arthur (arthur)
onde tem terapia por telefone gratuita?obg
10/08/2012
15h40min
Magda Machado (Magda Machado)
Sou de Canoas RS , queria uma indicação aqui de fono especialista em gagueira, minha filha é gaga e tem 09 anos, não tenho condições financeira para o tratamento.



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
3.1
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Encontros Nacionais)
- Grupo de Apoio - experiências
- Aplicação de novas tecnologias no tratamento da gagueira em adolescentes e adultos
- A gagueira sob uma perspectiva linguístico-discursiva
- Estratégias de promoção da fluência
- Gagueira: atualizações

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM