Regulamento

Os grupos de apoio são reuniões para pessoas que gaguejam. É um espaço para trocas de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a informações mais objetivas e cientificas, como também e, principalmente, para a troca de experiências entre os participantes.

Objetivos:

Os grupos de apoio têm como objetivo reunir pessoas que gaguejam para:
– Obter informações que os auxiliem nas suas dificuldades do dia a dia através de discussões e trocas de experiências;
– Esclarecer sobre técnicas, tratamentos, teorias através de leituras cientificas e vídeos e/ou a participação de convidados para discussão de assuntos correlacionados;
– Permitir a integração e inter-relacionamento dos participantes através de regras de bom acolhimento.

Normas Gerais:

1°) O grupo deverá ser formado preferencialmente por pessoas que gaguejam. Outras pessoas podem participar do grupo como os pais de menores, cônjuge e em casos especiais, pessoas responsáveis pelo cuidado da pessoa que gagueja.

2º) O grupo deve ter uma pessoa responsável para moderar e facilitar as discussões, podendo ser uma pessoa que gagueja ou um profissional de saúde (fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo) especializado em gagueira.

3º) O grupo deverá reunir-se de forma periódica (quinzenal ou mensal), sendo que as datas deverão ser previamente definidas e divulgadas (ex: todo ultimo sábado do mês).

4º) O local deverá ser previamente definido, podendo ser um local público e NUNCA em consultórios, clínicas ou escritórios de um profissional especializado na área.

5º) Cada encontro deverá ter duração previamente determinada e com no mínimo 2horas.

6º) O número de participantes por grupo deverá variar de 2 a, no máximo, de 15 pessoas.

7º) Deverá ser utilizados pelo menos um dos seguintes meios de comunicação para informação dos encontros: e-mail, telefone, carta, cartaz, faixa ou utilização da mídia em geral.

8º) Todos os participantes do grupo devem preencher e assinar uma lista de presença, contendo nome, e-mail ou endereço (obrigatório) e telefone (opcional). Esses dados deverão ser enviados para o coordenador geral dos grupos de apoio da Abra Gagueira, através do e-mail apoio@abragagueira.org.br

9º) O responsável pela moderação e facilitação do grupo realiza um trabalho voluntário e tem como responsabilidades:

a) Seguir as orientações dadas por este regulamento e pela coordenação geral dos Grupos de Apoio da Abra Gagueira;

b) Não fazer propaganda ou divulgação de serviços, clínicas e profissionais, não promover ou incentivar a venda de produtos, bem como não permitir que outros participantes o façam;

c) Definir datas e locais para todos os encontros, informando previamente a todos os possíveis participantes e também ao coordenador geral do grupo da Abra Gagueira;

d) Divulgar para a comunidade a existência e a execução dos grupos de apoio;

e) Preparar previamente as atividades para cada encontro;

f) Acompanhar casos de exceção no que se refere aos participantes dos encontros;

g) Encaminhar um relatório resumido de tudo o que aconteceu em cada encontro, incluindo uma cópia da lista de presença dos participantes para a coordenação geral, através do e-mail apoio@abragagueira.org.br

h) Não dar cunho político, religioso, comercial aos encontros;

i) Iniciar os trabalhos apresentando as regras a serem seguidas, moderar os debates, orientar nos assuntos polêmicos, tirar dúvidas, acolher novos participantes e fazer o encerramento dos encontros divulgando informações importantes para o próximo encontro;

j) Divulgar as atividades e eventos da ABRA GAGUEIRA.

No decorrer dos encontros, dependendo do desenvolvimento, poderá ser criado um rodízio do moderador, tendo como orientação a participação de todos os envolvidos, desde que se crie a rotina do último moderador auxiliar o subseqüente. Para que essa medida seja feita, propomos que cada moderador execute a tarefa em 2 encontros seguidos;

Sugestão de Roteiro para os encontros:

1º) Inicia-se com o acolhimento dos participantes e apresentação dos novos;
2º) O moderador responsável apresenta a pauta do dia;
3º) Debate-se sobre o assunto com a participação de todos;
4º) Colocação de um tema cientifico com a apresentação de texto/vídeo ou convidado para tratar de assunto correlacionado;
5º) Encerramento com a participação de todos;
6º) O moderador apresenta informações sobre próximos encontros, atividades da ABRA GAGUEIRA e congêneres;
Propomos também observar alguns critérios:
– permitir tempo de tolerância para inicio;
– evitar interrupções a todo aquele que chegar após o prazo de tolerância, que deverá se adaptar ao momento do grupo.
– sempre que houver novos participantes o moderador deverá apresentar as regras definidas para cada encontro.

Maiores Informações:

Contato: apoio@abragagueira.org.br