FAQ

Quais são os sintomas?

Os sintomas externos produzidos pela gagueira na fala de alguém podem ser listados da seguinte forma:

  • Repetição de sons e sílabas. Exemplos: “A-a-atenda o telefone, por favor” e “Atenda o te-telefone, por favor”. Este é um sintoma da dificuldade de ligar os elementos na fala.
  • Prolongamento de sons. Exemplo: “Atenda o telefone, por ffffavor”. Este é um sintoma da alteração na temporalização da fala.
  • Bloqueio de sons (ocorre quando o som fica “travado”, “preso”). Exemplo: “Atenda o [silêncio de alguns segundos] telefone, por favor”. Este é um sintoma da alteração na temporalização da fala.
  • Ocasionalmente essas disfluências também ocorrem na fala dos falantes fluentes, mas aparecem em menor número, sem tensão ou movimentos associados e, principalmente, são seguidos de pronta recuperação da fluência.

Existem outros comportamentos que podem ser utilizados por uma pessoa que gagueja na tentativa de mascarar a gagueira.

  • Uso de interjeições; como faz parte da fala de todas as pessoas, confere à fala gaguejada um aspecto “mais normal”. Exemplo: “Atenda éh éh éh o telefone, por favor”.
  • Troca de palavras durante a fala; ocorre quando a pessoa que gagueja antecipa um sintoma da gagueira e resolve evitá-lo. No próximo exemplo, vamos supor que antes da pessoa que gagueja falar a palavra “favor”, ela percebe que vai gaguejar e, em uma tentativa de mascarar o sintoma, troca por “obséquio”: “Atenda o telefone, por obséquio”. Vale lembrar que nem sempre as trocas são adequadas, sendo que, em algumas vezes, a fala pode tornar-se antinatural e a comunicação, comprometida.
  • Simplificação de frases; ocorre quando a pessoa que gagueja percebe que vai gaguejar em uma determinada palavra e resolve excluí-la da fala. Exemplos: ao invés de “Atenda o telefone, por favor” dizer “Atenda o telefone”, “Atenda, por favor” ou “O telefone”. Novamente, nem sempre tais simplificações nas frases soam naturais e a comunicação continua comprometida.
  • Movimentos de partes do corpo na tentativa de liberar um som ou uma sílaba que está bloqueada. Exemplo: “Atenda o [bloqueio do t e fechamento dos olhos] telefone, por favor”. Algumas pessoas que gaguejam repetem continuamente movimentos compensatórios durante a fala.