O que é o DIAG

Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG) – 22 de outubro

No dia 22 de outubro de 1998 foi criado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Esta data foi escolhida pela International Fluency Association (IFA – Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA – Associação Internacional de Gagueira).

Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral.

Em 1998 houve o Simpósio “Dia Internacional da Atenção à Gagueira”, promovido pelo Laboratório de Investigação da Fluência e das Desordens da Fluência, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenado pela Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade. Houve também a participação da Profa. Claudia na primeira conferência online em comemoração ao dia 22 (clique aqui).

A ABRA GAGUEIRA participou oficialmente das comemorações do sétimo DIAG, em 2004, promovidas pelo Laboratório citado acima.

Em 2005, numa reunião da diretoria da ABRA GAGUEIRA surgiu a idéia de realizar uma campanha de conscientização. Neste dia criamos o slogan GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA. TEM TRATAMENTO. que hoje é utilizado em todas as campanhas do DIAG no Brasil e também no Uruguai.

Durante os anos de 2005 e 2006 a associação realizou a campanha em conjunto com outras entidades, mas a partir de 2007 iniciamos um novo caminho na busca de ações que promovam uma melhor qualidade de vida para as pessoas que gaguejam.