NOTÍCIAS

Nota oficial: gagueira não pega


A gagueira é um distúrbio neurobiológico, ou seja, não é transmitida de uma pessoa para a outra. Está presente em todo o mundo, independente de cultura, etnia ou gênero, e consiste na interrupção no fluxo da fala, afetando a fluência e a comunicação.
A Associação Brasileira de Gagueira entende que não existe cura, tampouco graça, e sim tratamento. Ressaltamos que não concordamos com a tese de que a disfluência pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Alertamos que toda pessoa que gagueja, independentemente de idade, deve realizar sua avaliação com um fonoaudiólogo especialista em fluência. Para poder ser orientado sobre as modificações de comportamento e de atitudes que são importantes para seu diagnóstico, tratamento e desenvolvimento.

Diante disso, a Abra Gagueira reafirma o seu compromisso em ajudar as pessoas que gaguejam. A nossa contribuição, por exemplo, é feita através dos nosso grupos de apoio, espalhados por todo o país e que ajudam na aceitação das pessoas e na troca de informações.