NOTÍCIAS

Fonoaudiólogos celebram Dia Internacional de Atenção à Gagueira


No dia 22 de outubro, todos os países do mundo celebrarão o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG). A data tem como principal objetivo apresentar à sociedade o que é e o que provoca a gagueira. Atrelado a isso, a campanha visa reforçar a ideia que de que a gagueira precisa ser entendida e respeitada por todos.

Este ano, a temática nacional da Campanha do DIAG é “Gagueira e Prevenção” na perspectiva de que quanto mais precoce for a detecção da gagueira, melhores serão os resultados terapêuticos fonoaudiológicos.O lema da campanha é “Gagueira Não Tem Graça. Tem Tratamento”.

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998 pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Abra Gagueira, do IBF e do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência e Distúrbios da Fluencia da USP.

A gagueira é uma desordem que acomete 5% da população mundial, sendo 1% de forma crônica e persistente. No Brasil, afeta oito milhões de crianças e dois milhões de adolescentes e adultos

Na infância é comum observar que algumas crianças passam por momentos de disfluência, apresentando repetições de sons e de sílabas, bloqueio ou prolongamentos. Muitas delas superam esse problema no período de alguns meses, mas 20% farão parte do grupo que terá a gagueira de forma crônica e persistente.

Atualmente é possível estimar quais são as crianças de risco e adotar medidas simples, dentro do próprio ambiente familiar e escolar, que terão um grande impacto não só na melhora da fluência mas, principalmente, na minimização dos danos emocionais e sociais decorrentes das experiências frustradas de fala.

A realidade, no entanto, é bem diferente. A identificação do problema é feita pelos próprios pais , que muitas vezes não recebem a orientação adequada, sendo orientados erroneamente a esperar. Essa conduta, resultante da falta de informação atualizada sobre a gagueira, traz graves efeitos na qualidade de vida dessas crianças.

Dessa forma, faz-se essencial as campanhas de conscientização que aumentem o acesso ao conhecimento sobre a gagueira a toda população e sensibilizem os profissionais das áreas de saúde e educação, para que possam realizar a detecção precoce da gagueira infantil, e que essa criança e sua família tenham garantido o seu direito ao tratamento e orientações adequados, transformando o quadro atual do nosso país.