NOTÍCIAS

Abra Gagueira participa de Audiência Pública no Congresso Nacional


Os brasileiros que gaguejam presenciaram um marco na luta pelo esclarecimento da gagueira e o fim do preconceito nesta terça-feira (13/11). O Plenário 3 da Câmara dos Deputados Federal, em Brasília, recebeu a Audiência Pública com o tema “Situação da gagueira no Brasil”. O debate recebeu representantes da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e atendeu ao requerimento dos deputados Glauber Braga (PSOL-RJ) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

A mesa foi aberta pelo Deputado Glauber, que passou logo em seguida a palavra para Luiz Fernando Ferreira, presidente da Abra Gagueira. No seu discurso, o representante maior da Abra Gagueira falou sobre como é ter gagueira e quais barreiras enfrentadas durante a vida.

“Cada pessoa que gagueja tem a sua gagueira. E todos os sentimentos estão presentes a todo momento. É superar vários obstáculos por dia e todos eles se tornam ainda maiores quando olhamos ao redor e nos vimos uma sociedade excludente, salvo no momento da piada, para fazer chacota”, afirmou.

Durante a sua fala, Luiz Fernando apresentou o trabalho desenvolvido pela Abra Gagueira em todo o país. Um dos pontos abordados pelo presidente foram os grupos de apoio, existentes desde 1999. São 500 mil pessoas impactadas ao longo desdes 19 anos.

“Atualmente, a Abra Gagueira atua em 12 cidades e oito Estados. Já são meio milhão de pessoas atendidas”, completou. Além de Luiz, a Fga. Renata Donadelli (moderadora do Grupo de Apoio em São Paulo) e Daniel Barbosa (moderador no Rio de Janeiro) representaram a Abra.

A Audiência contou ainda com as presenças de Sílvia Tavares de Oliveira, conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia; Sandra Merlo, fonoaudióloga e diretora Científica do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF); Anelise Junqueira Bohnen, presidente do IBF; Leonardo Lapa Pedreira, coordenador-geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do Ministério da Educação; e Danilo Campos da Luz e Silva, Coordenador-Geral Substituto de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

Além da parte histórica, os representantes da Abra buscaram saídas futuras para questões pertinentes sobre a gagueira no Brasil. Foram apresentadas sete propostas que visam fomentar a disseminação de informações verdadeiras sobre a fluência e diminuir o preconceito. Entre elas, estão a criação do Dia Nacional de Atenção à Gagueira, políticas públicas, capacitação de professores acerca do tema e a presença de fonoaudiólogos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro ponto abordado durante o debate foi a nova especialidade da Fonoaudiologia, a Fluência. A Fga. Renata Donadelli explicou a importância da área no tratamento da gagueira.

“É muito importante que o tratamento da gagueira seja iniciado o mais precoce possível por um profissional especializado. Mas infelizmente são poucos os profissionais. Temos cerca de 10 milhões de pessoas que gaguejam no Brasil. São 14 mil fonoaudiólogos capacitados, isso dá uma média de 750 pessoas para um profissional”, explicou.

O deputado Glauber Braga garantiu que o debate sobre a gagueira no Brasil dentro do Congresso Nacional não vai se restringir à Audiência Pública desta terça-feira. No ano que vem, deve haver um calendário de ações em torno da temática.

“Seria muita pretensão querer que os temas sobre um assunto tão complexo como esse fossem esgotados aqui. Parabenizamos a atitude de elaborar um calendário de ações para o ano que vem. Estamos a disposição do Congresso Nacional para atuar juntos”, concluiu Luiz Fernando