NOTÍCIAS

Nota oficial


A Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) vem demonstrar seu repúdio a lamentável fato ocorrido neste domingo, dia 18/08, no programa “Hora do Faro”, exibido pela emissora Record TV.

Na oportunidade o apresentador Rodrigo Faro recebeu Solange Damascena, que é pessoa que gagueja.Sua gagueira foi abordada o tempo inteiro com conotação de deboche pelo apresentador, oportunizando o ambiente para chacotas e piadas do próprio público inclusive. O apresentador a todo o momento demonstrou desrespeito com o tempo de fala da pessoa que gagueja e impaciência com ela, resumindo a pessoa pela sua gagueira a ponto de não chama-la pelo nome mas sim de “gaga”.

Em que pese a ocorrência de voluntarismos por pessoas que gaguejam para a participação em programas midiaticos, cuja abordagem sobre a gagueira é feita quase sempre de forma jocosa, não pode mais a sociedade tolerar e coadunar com abordagens sobre a gagueira como a realizada ontem pelo programa.

Tais abordagens intensificam e incentivam o preconceito para com pessoas que gaguejam, disseminando o desrespeito e a falta de informação consciente e científica do tema.

A dor e limitação de um indivíduo não pode ser, em nenhuma circunstância, motivo para zombaria. É preciso empatia e respeito para que as pessoas que gaguejam ocupem o seu lugar na sociedade sem nenhuma discriminação ou preconceito!

A ABRA Gagueira reivindica uma sociedade mais respeitosa e inclusiva com a pessoa que gagueja, a começar pela abordagem do tema nas midias e meios de comunicação.

TUDO COMEÇA PELO RESPEITO!

Gagueira não tem graça, tem tratamento!

Luiz Fernando Ferreira
Associação Brasileira de Gagueira – Abragagueira
Presidente