NOTÍCIAS

A força que você tem!


Por Rafaela Silva

Acreditar no nosso potencial; acreditar que as barreiras são insignificativas quando temos uma meta para nossa vida…Acreditar que a gagueira não é empecilho para sonharmos, e acima de tudo concretizar; pois Deus não colocar um desejo em nosso coração, sem poder realizar!

Quem sou?! Sou uma pessoa com gagueira que desde a infância passei por grandes obstáculos; graças a Deus persistir em mostrar pra mim, que poderia ir além do que imaginava.

Sou pedagoga, formada pela Universidade do Estado do Pará; na faculdade não foi diferente os entraves, iniciei no Curso de Formação de Professores; aí falei: “ – Farei vestibulinho para o Curso de Pedagogia, para atuar na Gestão Escolar”; e esse desejo entrou em meu coração; e Deus realizou.

Rafaela passou por tribulações na faculdade? Sim! Pois, a gagueira é era/é motivos de risos, e na grande maiorias das vezes não apresentava seminários; mas apresentei o meu TCC, sim! fiz questão de apresentar, abordando o TEMA: GAGUEIRA, e almejei a nota 10,00 (excelente).

Concluir a faculdade, em 2008, daí começaram os pensamentos de negatividade com relação a vida profissional, devido a gagueira; naquela época era algo que me mexia com minha auto- estima.

Nesse mesmo ano abriu o Concurso da Secretaria de Educação do Estado, e realizei a inscrição,  mas meu coração disse: “- escolhe o município de Capanema/Pa”, e Deus cumpriu o meu desejo! Conseguir ser efetivada no cargo de Pedagoga.

Fui para Capanema, sem ter conhecido algum; tinha o melhor amigo: “Deus”, que não deixaria passar por constrangimentos naquele lugar novo, onde teria que conquistar novas amizades, e usar a ferramenta: “fala”; foi o maior desafio para mim, Graças a Deus; venci!

Aprendi que respeito não se conquista, se impõe; e saber dos nossos deveres é bom. Mas, conhecermos os nossos diretos, é melhor ainda. E, graças a Deus não tive problemas com relação a gagueira em meu trabalho, até hoje..

Em 2016 Deus planejou a minha maternidade, e nasceu minha filha Ayla Sophia…

Ayla é minha força, minha inspiração, meu combustível diário para não desistir de ser melhor do que ontem. Pois, sou a PÃE, e Deus me capacita todos os dias, dando sabedoria para conduzir minha filha.

Tive um avanço notório na fala após o nascimento de Ayla; pois teria que expressar pela minha filha, que depende exclusivamente de mim. Fiquei um papagaio falando pelo cotovelos, e brigando pelos meus direitos ainda mais.

Entretanto, em 2018, minha irmã ficou doente, o que abalou meu emocional, consequentemente houve transtorno em minha fala significativamente; e a gagueira piorou.

Em Setembro/2018 abriu o Concurso Municipal de Capanema, e nesse mesma época o presidente da ABRAGAGUEIRA, fez o convite para participar do Encontro em Niteroi/RJ; e meus pensamentos pairavam porque só poderia me inscrever para docente no Concurso, haja vista que não podemos acumular cargos públicos. E a vontade de ir participar do Encontro para rever os colegas, e troca de experiências, me fez ficar entre a cruz e a espada. Mas, a responsabilidade de dá pra minha filha o melhor; falava mais alto. Foi quando decidir fazer o concurso…

Não tive tempo de estudar, pois a lida diária no trabalho, e em casa não permitiram; e quando soube da concorrência de 48 para 1 vaga; vindo concorrentes de todo Brasil, falei: “- não passarei, mas tentarei, que seja feita a vontade de Deus”.

Enfim, chegou o termino do ano de 2018, e o desejo que tinha era de pedir transferência para cidade Belém, pois a gagueira estava piorando, e precisava retornar para o tratamento, pois minha preocupação maior era Ayla que estava iniciando o processo de oralidade, e o espelho dela era e sou eu.

E para minha surpresa saiu o resultado do Concurso, e fui classificada no cargo de Docente, em 85º lugar, no total de 200 vagas.

Entretanto, tinha os exames médicos, e por último a bendita perícia médica (entrevista e exames com a psicóloga e com o médico do trabalho).

Sim, sofrir por antecedência, medo que a gagueira fosse me eliminar na perícia médica; mas o médico falou: “-Você está adapta a exercer o cargo, pois sua gagueira não interferi, você passou porque tem capacidade de assumir”.

Hoje sou mais que realizada; Deus diz a todo momento:”-Eu te escolhi, e te capacito, não temas, estou contigo!”

Não desistam por causa da gagueira, somos capazes de irmos muito além, precisamos apenas lutar.

Nunca pensei que fosse ser professora, mas minha filha, me faz vê o quanto posso ir além; ela me faz ser mais forte, me faz sonhar mais alto e voar como uma águia.

Minha felicidade têm nomes: Ayla e meus dois empregos públicos; toda honra seja dada somente a Deus que me fez chegar até aqui!