NOTÍCIAS

Grupo de Apoio de Teresina lança e-book sobre gagueira


O Grupo de Apoio para Pessoas que Gaguejam da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) em Teresina/PI lançou o e-book sobre gagueira intitulado “Gagueira causa impacto?”. A publicação é de autoria da moderadora e fonoaudióloga Sônia Maria Gomes Lima e conta com textos do presidente da Abra, Luiz Fernando Ferreira, da fundadora da Associação, fonoaudióloga Daniela Verônica Zackiewicz, entre outros depoimentos.

Clique aqui e baixe o e-book

Há quase dez anos, o Grupo de Apoio da Abra Gagueira de Teresina se reúne no Dia Internacional de Atenção à Gagueira, 22 de outubro, para promover palestras sobre a gagueira com faixas e cartazes. A ideia de montar o E-book surgiu depois que a moderadora percebeu que a temática só era aborda de forma mais ampla no dia 22 de outubro.

“Senti a necessidade de que a gagueira tivesse maior alcance de informações e orientações. A partir daí, surgiu a ideia do e-book, em 2018. Foram impressas três mil cartilhas e distribuídas com grande aceitação do público, além de estar disponibilizado na internet”, explicou Sônia, que mensalmente comanda ao lado de Eduardo Silva o Grupo de Apoio Para Pessoas que Gaguejam da Abra em Teresina.

O e-book, que contou com o apoio do Hospital Dirceu Arcoverde de Polícia Militar do Piauí, visa informar e orientar a sociedade no geral sobre como a gagueira deve ser tratada com respeito e humanidade. Assim como tentar amenizar os preconceitos e o bullying sofridos pelas pessoas que gaguejam, que podem levar à depressão e a baixa autoestima.

“Acredito que juntos somo mais fortes. E, assim, vamos conseguindo alcançar nossos objetivos e passar as informações necessária”, concluiu Sônia Lima.