NOTÍCIAS

Fonoaudióloga realiza pesquisa para identificar risco para gagueira na população infantil


A Fonoaudióloga Mayra Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estpa realizando uma pesquisa para identificar o risco para gagueira na população infantil. Pais e/ou responsáveis de crianças na faixa etária de 2 a 5 anos e 11 meses estão convidados a participar.

Os pais ou responsáveis devem entrar em contato pelo WhatsApp (83) 98618-9855 ou e-mail fgamayraoliveira@hotmail.com da pesquisadora responsável Mayra Oliveira e agendar um horário para responder a algumas perguntas por chamada de áudio ou vídeo.

As perguntas levam de 10 a 15 minutos para serem respondidas e fazem parte de um instrumento que aborda os principais fatores de risco para a gagueira do desenvolvimento, um transtorno da comunicação bastante frequente em crianças. Esse instrumento está em fase de validação e pretende identificar precocemente crianças em risco para a gagueira do desenvolvimento, oportunizando também a intervenção precoce.

A participação é totalmente voluntária e os participantes terão suas informações pessoais mantidas em sigilo. Ao término da entrevista, os participantes receberão orientações sobre promoção da fluência e as crianças identificadas com risco serão encaminhadas para avaliação fonoaudiológica gratuita.

Pesquisa de identificação do risco para gagueira
Quem pode participar: Pais, mães ou responsáveis de crianças na faixa etária de 2 a 5 anos e 11 meses (com ou sem queixa de gagueira)
Pesquisadora: Mayra Oliveira
Contatos: (83) 98618-9855 (Whatsapp) / fgamayraoliveira@hotmail.com