NOTÍCIAS

Abra ressalta o combate aos apelidos pejorativos contra pessoas que gaguejam


A Associação Brasileira de Gagueira é uma organização que defende, eleva e ajuda a manter a qualidade de vida das pessoas que gaguejam. O trabalho é gradativo e contínuo, mas seguimos tendo de enfrentar problemas como o preconceito e os apelidos pejorativos. Portanto, a Abra reitera o combate a este tipo de situação com pessoas que gaguejam.

Recentemente, Lucas Noel foi vítima do preconceito em um estabelecimento no Espírito Santo. Ele frequentava uma esfiaria e passou a fazer pedidos por Whatsapp. Em uma das entregas, o seu pedido veio com o nome para “Lucas Gago”.

“Na primeira vez, eu fiquei bem chateado. Mas preferi deixar para lá porque pensei que não se repetiria. Porém, aconteceu uma segunda vez e acabei expondo nas redes sociais, além de pedir diretamente a eles que não repetissem isso. Solicitei que colocassem o meu sobrenome ou o número da minha casa porque não estava confortável com a situação”, explicou Lucas Noel.

O caso foi contornado, mas apenas após interferência da própria vítima. “Pediram desculpas rapidamente. Acredito que a moral da história seja a importância de nos posicionarmos enquanto pessoa que gagueja”, ressaltou.
Esta, aliás, é uma das bandeiras da Abra Gagueira. O presidente Luiz Fernando Ferreira destacou a necessidade de se combater os apelidos pejorativos e os preconceitos enfrentados pelas pessoas que gaguejam na sociedade com imposição para marcar território nesta luta.

“Determinados tipos de humor não são mais aceitos pela sociedade. Um tipo de caracterização dada a outro pode ser extremamente ofensivo. Prejudica a qualidade de vida, debilita o emocional e, às vezes, ocasiona traumas que são levados para a vida toda. Com a pessoa que gagueja não é diferente. É chato ser caracterizado pela forma como fala e não pelo conteúdo. Este assunto precisa ser politicado para que se criem mecanismo legislativos de sanção criminal, civil e indenização para quem propaga piadas contra pessoas que gaguejam”, pontuou o presidente da Abra Gagueira.