NOTÍCIAS

Abra Gagueira envia carta de repúdio à Rádio Metropolitana de São Paulo


Enviamos uma carta de repúdio à direção da Rádio Metropolitana de São Paulo, no último sábado (20/03), em manifesto à atitude desrespeitosa com a pessoa que gagueja, durante a programação da emissora.

Clique aqui e leia a carta enviada

O fato aconteceu na tarde da última sexta-feira (19/03), quando um apresentador fez uma piada de mau humor relacionada à disfluência da fala de um vendedor em conversa com um cliente.

Estamos disponíveis para prestar quaisquer informações sobre a gagueira, focados em mostrar o que é, o que provoca e o que por trás desse “distúrbio da fala” existe um sofrimento que precisa ser compreendido e respeitado.

Confira abaixo a íntegra:

A Associação Brasileira de Gagueira – Abragagueira manifesta o seu desagrado perante abordagem desrespeitosa com a pessoa que gagueja realizada na tarde dessa sexta feira, dia 19 de março, durante a programação da rádio.

A pessoa que gagueja é invisibilizada na nossa sociedade, sendo lembrada somente no momento da chacota. Gagueira causa angustia, dor e precisa ser tratada com respeito por todos, a começar pelos veículos de comunicação, que são concessõed públicas que tem o dever constitucional de informar corretamente a população, e não se prestar ao papel de propagadora de discriminação e falsas informações sobre a gagueira e a pessoa que gagueja.

A Associação Brasileira de Gagueira se coloca a disposição para informar o que é gagueira. Nossa associação prima pela função de educar e mostrar a gagueira sobre o prisma das cerca de 2 milhões de pessoas que gaguejam apenas no Brasil.

Certos da reflexão e sensibilidade de vocês!