NOTÍCIAS

Abra participa de Audiência Pública para debater projeto em prol da gagueira em SC


A Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) vai participar da Consulta Pública para criação da Semana de Conscientização da Gagueira em Itajaí/SC. A reunião será realizada próximo dia 1º de junho, às 18h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores da cidade catarinense. A ação é promovida pelo vereador da cidade Marcelo Werner.

Um dos pilares da Abra Gagueira é defender, elevar e manter a qualidade de vida de pessoas que gaguejam, evitar difusão de informações sobre os níveis de gagueiras, promoção de interação entre pessoas que gaguejam e orientar a população sobre os tipos de tratamento e profissionais especializados.

PRIMEIRA CIDADE
Vale destacar que em agosto de 2021 Teresópolis, no Rio de Janeiro, se tornou a primeira cidade brasileira a criar uma leo voltada exclusivamente para a gagueira e para a pessoa que gagueja, a Lei Municipal Nº 4.067.

Sancionada, a lei assegura a promoção, em condições de igualdade, e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa que gagueja, visando à inclusão social e a cidadania. Com a lei, a pessoa que gagueja passa a ser protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.