NOTÍCIAS

Abra debate projeto de lei e Semana de Conscientização com vereadores de Itajaí/SC


A Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) participou, na última quarta-feira (01/06), da Consulta Pública para criação da Semana de Conscientização da Gagueira em Itajaí/SC. A reunião foi realizada no Plenarinho do Poder Legislativo da cidade catarinense. A proposta está integrando o Projeto de Lei Ordinária (PLO) n° 50/2022, que estabelece a lei municipal de atenção à gagueira e à pessoa que gagueja no âmbito do município de Itajaí e dá outras providências.

O PLO foi protocolado em maio deste ano. Já Consulta Pública é um pré-requisito para tramitação do texto nas comissões técnicas da Câmara de Itajaí, antes de seguir para análise e deliberação em Plenário. A reunião teve como objetivo apresentar o projeto de lei sobre a gagueira para a comunidade.

O presidente da Abra Gagueira, Luiz Fernando Ferreira, teve uma participação remotamente, por meio de uma mensagem de vídeo. Houve também, presencialmente, a explanação da voluntária da Abra, fonoaudióloga Christiane Carvalho, e as considerações do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí Marcelo Werner.

“Destaquei a importância de ações para levar a informação correta para a sociedade e contribuir para que as pessoas que gaguejam tenham qualidade de vida sem preconceito e discriminação”, resumiu Luiz Fernando.

Além das pessoas da comunidade, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) marcaram presença no encontro.