NOTÍCIAS

Alegria, emoção e troca de experiências marcam 11º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam


Alegria, emoção, troca de experiências, depoimentos e muita atualização científica. O 11º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam mexeu com os sentimentos dos envolvidos. De palestrantes a profissionais. De estudantes ao público em geral! O evento, que voltou a ser presencial após dois anos de maneira remota em virtude da pandemia de COVID-19, foi realizado neste sábado (08/10) no auditório da PUC Campinas (SP).

Durante todo o dia – a programação começou às 8h e foi encerrada às 20h -, foram palestras, debates, depoimentos, tudo com muita interação entre o público presente e os especialistas das mais variadas áreas, como saúde (fonoaudiólogos, psicólogos, médicos), educação, direito, pedagogia, pesquisadores, literatura e comunicação. Sempre com o foco de tratar a gagueira como ela merece, ou seja, com respeito.

“Queria cumprimentar cada membro da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) que se deslocou da sua cidade com todo carinho e afeto para ficar conosco o dia todo, assim como estudantes, simpatizantes da nossa causa e as pessoas que gaguejam”, destacou o presidente da Abra Gagueira, Luiz Fernando Ferreira, que formou a mesa de abertura ao lado das fonoaudiólogas Lívia Amstalden Mendes e Mariana Santiago, além de representantes da PUC Campinas.

Um dos pontos altos do evento foi a atualização científica sobre a gagueira, tema bastante explorado pelos profissionais da fonoaudiologia e pelos pesquisadores. Foram apresentados estudos bem recentes e modernos sobre origem da gagueira e a busca para saber as suas causas. A gagueira na escola também foi bastante abordada, com foco na orientação para gestores e família.

A fonoaudióloga Mariana Santiago ressaltou o fato do evento ter voltado a ser presencial.  “Foram anos muito difíceis e ver vocês presencialmente, carinhas que a gente conheceu às vezes só on-line, é muito gratificante. É muito grandioso poder conviver com as pessoas novamente. A Abra Gagueira está nos nossos corações como amor à causa e uma luta pela causa”, enfatizou Santiago.