NOTÍCIAS

Dia Internacional de Atenção à Gagueira reforça combate ao bullying e à discriminação


Neste sábado (22/10), será celebrado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG). A data tem como principal objetivo apresentar à sociedade o que é e o que provoca a gagueira. Atrelado a isso, a campanha de fonoaudiólogos e outros profissionais ligados à fluência visa reforçar a ideia de que a gagueira precisa ser entendida e respeitada por todos, combatendo principalmente o bullying, sobretudo no ambiente escolar com crianças e jovens.

Durante todo o mês de outubro, a Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) dedica-se ainda mais para que a sociedade receba os conhecimentos científicos adequados sobre a gagueira, na luta para que haja repúdio à discriminação das pessoas que gaguejam. Garantir os direitos de quem gagueja é essencial para sua qualidade de vida. Relembrando que, no último dia 8 deste mês, foi realizado o 11º Encontro Brasileiro de Pessoas que gaguejam, na PUC Campinas.

A Gagueira é um distúrbio da fluência que acomete 5% da população mundial, sendo 1% de forma crônica e persistente. No Brasil, afeta oito milhões de crianças e dois milhões de adolescentes e adultos, segundo dados da Abra Gagueira. O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998 pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Abra Gagueira, do IBF e do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência e Distúrbios da Fluência da USP.

O QUE É GAGUEIRA?

Gagueira é um distúrbio que se caracteriza por prolongamentos, bloqueios e/ou repetições de sons, sílabas ou palavras na fala.

COMO ACONTECE?

Há muitos estudos sobre a causa da gagueira, como os genéticos, psicológicos e neurológicos.

COMO O OUVINTE DEVE AGIR?

Escute com naturalidade a pessoa que gagueja, procurando prestar atenção ao conteúdo da mensagem;

Procure não completar ou tentar adivinhar o que a pessoa irá dizer;

Evite observações como fale devagar, respire fundo, fale direito;

Encaminhe a pessoa que gagueja para um fonoaudiólogo.

DICAS PARA QUEM GAGUEJA

Procure não se preocupar com a forma da fala, mas com o que vai falar;

Não use truques tentando esconder a gagueira. A tentativa de controlar a fala acentua ainda mais o problema;

Muitas vezes, você já tem certeza de que gaguejará antes mesmo de falar. Permita que a sua fala flua sem esta previsão;

Evite manter uma imagem negativa de si mesmo. A fala é, por natureza, passível de atropelos. Ninguém é cem porcento fluente.

Procure um fonoaudiólogo. Afinal, Gagueira tem tratamento.