NOTÍCIAS

Abra Gagueira manifesta o seu apoio à Associação Argentina de Gagueira


A Associação Brasileira de Gagueira (ABRAGAGUEIRA) manifesta o seu apoio à Associação Argentina de Gagueira e a todos os argentinos que gaguejam, estimulando as pessoas que gaguejam a ressignificarem a sua dificuldade de falar independente do cargo e profissional ao qual querem exercer.

No último domingo, 21 de maio de 2023, o jornalista Argentino Gabriel Levinas fez declarações bastante polêmicas e controversas para a sociedade Argentina sobre a possível candidatura de um ministro que gagueja. “Se você vai colocar uma pessoa dessa natureza, um gago, como candidato a presidente, sabe que na Argentina ele vai fracassar porque a sociedade não está preparada para isso” disse o jornalista.

O candidato em questão é o ministro do interior da Argentina, Eduardo “Wado” de Predo (foto). Em resposta, o ministro respondeu em sua conta do Twitter da seguinte forma: “Para construir uma sociedade inclusiva é preciso paralisar o discurso de ódio”.

Wado, como conhecido entre os argentinos, é assumidamente uma pessoa que gagueja, que enfrentou dificuldades em situações de fala na vida política e leva em seu discurso a premissa de eliminar o bullying e o discurso de ódio da sociedade Argentina.

NOTA OFICIAL

Em nota oficial, a associação Argentina de gagueira declarou que “mais uma vez, nos encontramos na necessidade de repudiar comentários de caráter discriminatório e pejorativo diante do absoluto desconhecimento do assunto. As pessoas que gaguejam não ficam impossibilitadas de atuar no âmbito acadêmico ou profissional, nem são impedidas de atingir seus objetivos pessoais. Esses tipos de estigmas não fazem nada além de prejudicar as pessoas que gaguejam.”