NOTÍCIAS

Cidade de Votorantim, em São Paulo, aprova Lei de Atenção à Gagueira


A cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, aprovou neste mês de julho a Lei Municipal de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja. O Projeto de Lei foi de autoria do vereador César Silva (CIDADANIA).

Com a lei, o município assegura a inclusão em condições de igualdade às pessoas que gaguejam na sociedade. Além disso, o poder executivo também viabilizará instrumentos para o diagnóstico correto e precoce, assim como o tratamento multiprofissional e interdisciplinar.

“Nossa meta é contribuir para que esse diagnóstico seja realizado da forma correta já no início da alfabetização das crianças e com isso direcionando para um tratamento eficiente”, afirmou o vereador César Silva.

Votorantim realizará atividades nas escolas públicas com esclarecimentos sobre a gagueira e capacitará os servidores sobre o atendimento às pessoas que gaguejam. A igualdade de oportunidades também é uma das premissas da lei na cidade, além do acesso ao tratamento clínico e especializado.

A Abra Gagueira reforça a importância da conscientização sobre a gagueira, levando informação para a sociedade e contribuindo para que as pessoas que gaguejam tenham qualidade de vida. Reforçando que, no próximo dia 21 de outubro, na Uniplan de Brasília (DF), vamos ter o 12º Encontro Brasileiro das Pessoas que Gaguejam.