NOTÍCIAS

Abra Gagueira reforça apoio à campanha Maio Furta-Cor, pela saúde mental materna


Em apoio à campanha Maio Furta-Cor, a Abra Gagueira marcou presença em um ato simbólico na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A ação que acontece desde 2021, já está em 5 continentes (América, África, Ásia, Europa e Oceania) e mais de 14 países, visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, embasada em evidências científicas. Participaram do evento o presidente da Abra Gagueira Luiz Fernando Ferreira e a moderadora Viviane Rimes.

O objetivo da campanha, que ocorre sempre no mês de maio, é fomentar ações que amparem e assistam à integralidade da saúde mental das mulheres mães na gestação, puerpério e maternidade. “São fases onde nem sempre quem cuida é cuidada. Assim como as mães de pessoas que gaguejam, que também precisam de orientação”, enfatizou Luiz Fernando Ferreira.

A saúde mental materna é uma questão de saúde pública, garantida através de mais de 100 lei alcançadas pela causa em nosso país. No Rio de Janeiro, a Lei 7445 (04/07/2022), de autoria da vereadora Tânia Bastos, veio após a mesma abraçar a causa com apresentação de Viviane Rimes, uma das integrantes da campanha Furta-Cor. A Lei de Atenção e Inclusão de Pessoas que Gaguejam na cidade do Rio de Janeiro, também de autoria de Tânia Batos, foi reflexo de mais uma ação da Abra Gagueira.

“Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores. Com os lemas UMA MÃE LEVA A OUTRA e SAÚDE MENTAL MATERNA IMPORTA, convidamos a todos para assumirem esta causa conosco”, destacou Viviane Rimes.