NOTÍCIAS

Gaga no Brasil: “Gagueira Não Tem Graça, Mas Tem Voz!”


A cantora pop Lady Gaga se apresenta neste sábado (03/05), em Copacabana (RJ), e, enquanto os olhos do país estão voltados para o espetáculo, a Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) lança uma campanha de conscientização poderosa e necessária: “Gagueira Não Tem Graça, Mas Tem Voz!”.

A proposta é aproveitar o momento de grande repercussão e visibilidade para educar a sociedade sobre o que é a gagueira, esclarecer mitos, combater o preconceito e reforçar o papel essencial da Fonoaudiologia no tratamento da condição.

A gagueira é um distúrbio neurológico que afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, caracterizada por interrupções involuntárias da fala. Apesar de não afetar a inteligência ou a capacidade das pessoas, a gagueira ainda é alvo de piadas, preconceito e desinformação.

 

“Este é o momento ideal para chamar atenção para a inclusão e o respeito às pessoas que gaguejam. Lady Gaga é um ícone mundial, e, ao usar sua presença no Brasil como gancho, conseguimos abrir um diálogo sério de forma leve, mas educativa”, afirma Luiz Fernando Ferreira, presidente da Abra Gagueira, advogado e pessoa que gagueja.

“Com apoio da Fonoaudiologia, é possível reduzir os impactos da gagueira e melhorar significativamente a comunicação e a autoestima das pessoas. É uma condição que exige empatia, conhecimento e acolhimento”, completa Mariana Santiago, vice-presidente da Associação e fonoaudióloga especialista em gagueira.

A campanha será veiculada nas redes sociais da Abra Gagueira, com cards educativos e mensagens como:

– “Ela é Gaga. Mas não tem gagueira. Nós temos gagueira. E temos voz.”
–  “Pessoa com gagueira. Nunca ‘gago’ ou ‘gaga’.”
–  “Gagueira é condição. Não é piada.”

A Abra Gagueira convida veículos, influenciadores e o público em geral a compartilhar a campanha e fortalecer a escuta ativa e o respeito à diversidade da fala.