NOTÍCIAS

Associação Brasileira de Gagueira e MPT debatem inclusão no mundo do trabalho


Ampliar a visibilidade da gagueira no contexto profissional é o objetivo do evento que será realizado no fim deste mês em Salvador pela Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia. As duas instituições se uniram para realizar o Encontro Nacional de Pessoas que Gaguejam e Proteção Jurídica do MPT, que será realizado no dia 29 de agosto de 2025, das 8h às 13h, no auditório do MPT em Salvador (Avenida Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória). Especialistas de diversas áreas e representantes de entidades da sociedade civil e órgãos públicos vão dialogar sobre inclusão, direitos e respeito às pessoas que gaguejam.

O encontro pretende fomentar o debate científico, jurídico e social sobre o tema, reforçando que a gagueira é uma condição de fala com bases neurológicas e genéticas, e que o enfrentamento ao preconceito passa, necessariamente, pela informação, empatia e respeito. Haverá palestras, depoimentos e participações institucionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) e da própria Abra Gagueira, que apresentará sua atuação nacional em defesa das pessoas que gaguejam.

“A parceria com o MPT representa um marco histórico para o reconhecimento da gagueira como uma questão de inclusão e respeito no mundo do trabalho. Estamos dando um passo importante para garantir direitos e combater práticas discriminatórias, muitas vezes silenciadas”, afirma Luiz Fernando Ferreira, presidente da Abra Gagueira. Para o procurador Illan Fonseca, “o evento irá apresentar a temática da gagueira a procuradores e servidores e para representantes de outras instituições para que possam atuar com mais propriedade e sensibilidade quando esse tema surgir em suas áreas de competência”.

Durante o encontro, o MPT e a Abra Gagueira irão reforçar a importância da denúncia de práticas discriminatórias e violações de direitos no ambiente de trabalho relacionadas à gagueira. Os canais de denúncias do MPT serão apresentados como ferramenta de proteção jurídica e fortalecimento de políticas inclusivas. As denúncias podem ser feitas de forma online, por meio do link:  www.prt5.mpt.mp.br/servicos/denuncias.

 

 

PROGRAMAÇÃO

A programação contará com depoimentos de pessoas que gaguejam, compartilhando experiências de vida e trabalho. A fonoaudióloga Aline Alvarenga, especialista em fluência, apresentará palestra com uma abordagem científica e atualizada sobre o tratamento da gagueira. O evento é gratuito aberta ao público geral, que inclui especialmente a profissionais da saúde, juristas, estudantes, pesquisadores, educadores, familiares e pessoas que gaguejam.