Em Cartaz

O Labirinto do Fauno.
Título Original: El Laberinto del Fauno.
Países e Ano de Produção: Espanha e México, 2006.
Duração: 118 minutos.
Gênero: suspense e fantasia.
Direção: Guillermo del Toro.

Sinopse:
Ambientada na Espanha dos anos 40, esta fábula conta a história de Ofélia, uma menina de 10 anos que mergulha em um mundo do fantasia, habitado por seres estranhos, enquanto soldados rebeldes lutam contra a ordem instituída representada pelo cruel padrasto de Ofelia. Em certa parte da trama um soldado gago que faz parte do grupo de rebeldes tem que enfrentar um desafio brutal envolvendo sua fala.

Função do personagem que gagueja: personagem coadjuvante.

 

A Dama na Água.
Título Original: Lady in the Water.
País e Ano de Produção: EUA, 2006.
Duração: 109 minutos.
Gênero: suspense e mistério.
Direção: M. Night Shyamalan.

Sinopse:
Cleveland (Paul Giamatti) é um pacato zelador gago de um condomínio de apartamentos que vê emergir, da piscina do prédio em que trabalha, uma “narf” (espécie de ninfa das águas), a qual se chama Story (Brice Dallas Howard) e está sendo perseguida por um monstro. Cleveland, então, resolve ajudá-la.

Função do personagem que gagueja: personagem principal

 

Enfim, Juntos
Título Original: Ensemble, C’est Tout.
País e Ano de Produção: França, 2007.
Duração: 97 minutos.
Gênero: comédia dramática.
Direção: Claude Berri.

Sinopse:
Philibert (Laurent Stocker) é um jovem gago que faz tratamento fonoaudiológico e cujo sonho é ser ator de teatro. Ele divide um amplo apartamento parisiense com três pessoas. Uma delas é Camille, desenhista que tem medo da vida (Audrey Tautou). Outra é Paulette, uma idosa senhora (Françoise Bertin). E, por fim, Franck (Guillaume Canet) jovem e bruto cozinheiro abandonado pelos pais, que desconta suas frustrações em qualquer um que cruze seu caminho. O filme aborda o poder que as pessoas têm de transformarem suas vidas, quando unem forças.

Laurent Stocker e Guillaume Canet foram premiados em festivais de cinema franceses pela atuação neste filme e Audrey Tautou é a protagonista do clássico moderno “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

 

Enfim, Juntos
Título Original: Ensemble, C’est Tout
País e Ano de Produção: França, 2007
Duração: 97 minutos
Gênero: comédia dramática
Direção: Claude Berri

Sinopse:
Philibert (Laurent Stocker) é um jovem gago que faz tratamento fonoaudiológico e cujo sonho é ser ator de teatro. Ele divide um amplo apartamento parisiense com três pessoas. Uma delas é Camille, desenhista que tem medo da vida (Audrey Tautou). Outra é Paulette, uma idosa senhora (Françoise Bertin). E, por fim, Franck (Guillaume Canet) jovem e bruto cozinheiro abandonado pelos pais, que desconta suas frustrações em qualquer um que cruze seu caminho. O filme aborda o poder que as pessoas têm de transformarem suas vidas, quando unem forças. Laurent Stocker e Guillaume Canet foram premiados em festivais de cinema franceses pela atuação neste filme e Audrey Tautou é a protagonista do clássico moderno “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

 

Aquele Que Deve Morrer
Título Original: Celui Qui Doit Mourir
Países e Ano de Produção: Itália e França, 1957
Duração: 122 minutos
Gênero: drama
Direção: Jules Dassin

Sinopse:
Manolios (Pierre Vaneck) é um pastor de ovelhas gago que mora em um vilarejo grego sob dominação turca. Ao representar Jesus Cristo em uma peça teatral, ele fica sensibilizado com a vida miserável de uma parcela da população local e lidera uma revolução de ideias e atitudes semelhante à de Cristo. Ao mesmo tempo, opera-se um milagre em sua fala. Este belo filme, uma produção em preto e branco repleta de metáforas, traz, no desenrolar da trama, referências a Moisés, Davi e Golias e, naturalmente, a Jesus.

Função do personagem que gagueja: personagem principal

 

Homens de Honra
Título Original: Men of Honor.
País e Ano de Produção: EUA, 2000.
Duração: 129 minutos.
Gênero: Drama biográfico.
Direção: George Tillman Jr.

Sinopse
Carl (Cuba Gooding Jr.) é um jovem negro que, ao realizar o treinamento preparatório para se tornar um mergulhador de elite, enfrenta o preconceito de colegas brancos e a dura rotina de treinamento imposta pelo oficial da Marinha Norte-americana Billy (Robert de Niro). Com força de vontade e a amizade que cultiva com o gago Snowhill (Michael Rapaport), ele luta para superar os desafios da carreira e da vida. Filme inspirado na história real do Sargento Carl Maxie Brashear.

Função do personagem que gagueja: personagem coadjuvante.

 

Rocket Science
Título Original: Rocket Science.
País e Ano de Produção: (EUA, 2007).
Duração: 101 minutos.
Gênero: Drama.
Direção: Jeffrey Blitz.
Prêmio: Melhor Direção Dramática no Sundance Film Festival.

Hal Hefner (Reece Thompson) é um adolescente que, além dos conflitos naturais da idade, enfrenta um grande desafio: a gagueira severa. De comportamento reservado, o tímido rapaz se surpreende com o convite de Ginny Ryerson (Anna Kendrick) para participar de uma das equipes que vão disputar o tradicional campeonato de perguntas e respostas das escolas norte-americanas. Dirigido por Jeffrey Blitz, que é uma pessoa que gagueja, o filme se reveste de fundamental importância por tratar com grande sensibilidade as situações vividas pelos gagos no cotidiano.

Função do personagem que gagueja: personagem principal